APOSENTADORIA MÃE-DONA DE CASA X DEPUTADOS
Quando escuto os noticiários da televisão presto a atenção devida ao que me interessa, muitas vezes nem tudo, mas esta semana a notícia de que na Argentina quem é mãe, vai ter aumento de anos em sua aposentadoria. Um filho um ano adicionado ao tempo de trabalho, um filho com necessidades especiais três anos a mais. Incomodou-me muito.
Incomodou-me o fato que um ano a mais em toda a sua carga trabalho, “SE” tiver outro trabalho? Então o que é trabalhar mantendo uma casa e cuidando dos filhos?
A mulher decidiu trabalhar fora de casa por muitos motivos e hoje estamos muito bem em comparação ao século dezenove, quando as mulheres só alcançavam ser enfermeiras, professoras, auxiliares de escritórios, balconistas, cozinheiras em restaurantes e talvez uma ou outra atividade exclusiva dos homens se muito batalhasse por isso.
Fico indignada! Toda essa evolução serviu apenas para sobrecarregar a mulher ainda mais. Uma grande parte das famílias já adotou o sistema onde o homem ajuda nos afazeres de casa e como pai – cuida dos filhos, mas a questão da aposentadoria de uma mulher que não trabalha fora de casa, continua uma M. Não há justiça, não se legaliza o trabalho de uma dona de casa e mãe, com exceção dela pagar como autônoma.
Então me faço a pergunta: quanto custa o trabalho de uma dona de casa e mãe? Um salário, dois ou três salários seriam o suficiente?
Eu acredito que o trabalho de uma dona de casa vale muito mais do que o de um político em Brasília que pouco fazem por nós povo. Se o fizessem, teríamos melhores hospitais, melhores escolas, melhores rodovias. Eles que recebem um salário altíssimo, e que poderiam ceder um ou dois destes, uma vez em suas vidas, salvando os pequenos hospitais das cidades do interior brasileiro.
Eles com uma aposentadoria alta e com poucos anos do que se diz “trabalho” mudariam todas essas questões. Esqueci de mencionar que recebem uma série de auxílios como moradia, roupa, assistentes, viagens, etc.
Não consigo comparar o “trabalho” de um deputado com o de uma dona de casa? Você pode fazer isso sem se indignar? Uma mulher e mãe, dona de casa é responsável pelos homens e mulheres que assumem o poder político ganhando fortunas.
Uma mãe, por exemplo é nutricionista, cozinheira, organizadora, motorista, enfermeira, lavadeira, psicóloga, professora auxiliar de tarefas escolares, e mais, e mais, e mais. Em tempo integral uma mãe em casa ou trabalhando fora, tem que estar atenta ao que acontece aos seus filhos no mínimo até a maioridade.
Se existisse uma lei dando uma justa aposentadoria para essas mães que optam por ser donas de casa em tempo integral e mais anos contados para as que fazem as duas jornadas, teríamos mães dando maior atenção aos filhos e com muito mais tranquilidade.
Você já pensou seriamente nisso?
Verena Rogowski Becker
13/08/2021