A arte e suas reações psíquicas

A ARTE E SUAS REAÇÕES PSÍQUICAS

A criação funciona como um atelier da alma. Escritores, escultores, pintores, músicos funcionam como uma antena que investiga tudo que os cerca, mesmo os mais introvertidos, estão sempre a observar o mundo que os cerca. Os aspectos de sua personalidade normalmente revelam a alma de um povo, um conceito de vida ou a expressão dominante de uma época.

São eles os facilitadores do conhecimento experimental do vir a ser, que se manifesta em todas as formas de expressão pela necessidade de materializar a sua imaginação. A possibilidade de experimentar e vivenciar facilita ou liberta o ser humano para um caminho de espaços sem conceitos pré-estabelecidos, sem padrões estéticos e muitas vezes sem regras, pois sua preocupação não é contar a realidade, mas mostrar aquela que ele vê.

Construir, reconstruir é um caminho natural do ser humano, são reações psíquicas, com certeza. Delas provem o crescimento de cada um no seu próprio tempo de amadurecimento, como um ser individual ou social. Fazer escolhas, proporcionar mudanças e descobrir essa vontade própria, faz com que cada um se sinta participante da vida em seu entorno, assim como fortalece o potencial interior, possibilitando utilizá-lo cada vez mais plenamente, reproduzindo imagens internas.

Essa vontade de criar é o elemento propulsor, regulador e de equilíbrio da construção de suas obras. Descobrir esse potencial dá ao artista uma força que reforça a sua integridade, proporcionando novos passos, novos caminhos, novas aventuras, enfim, sua expansão.

Se apropriar dessas descobertas, do fazer e refazer, impulsiona aquele que cria um passo além dos seus pensamentos. Às vezes, ele mesmo não sabe explicar. O tempo que leva para identificar os seus conteúdos artísticos, o material, as palavras ou as notas musicais que vai usar é o tempo que leva para tornar viável a sua escolha gravando suas reações psíquicas em seus projetos artísticos, não de forma linear, mas como interação de artista e sua obra ou do expectador (leitor) com a obra que lhe é apresentada.

Verena Rogowski Becker
15/07/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *