Vai um Café ou Chá?

VAI UM CAFÉ OU CHÁ?

O fato de o café ser uma das bebidas mais consumidas no mundo justifica que também na China exista uma infinidade deles, mas nunca superando as casas de chá, essas são relíquias da tradição Chinesa e as encontramos em qualquer lugar.

 Um pouco diferente dos nossos famosos cafezinhos, na China encontramos junto ao café diversos doces ou lanches, como em nossas confeitarias, o que faria justiça ao que dizia Mario Quintana: “O café é tão grave, tão exclusivista, tão definitivo que não admite acompanhamento sólido. Mas eu o driblo, saboreando, junto com ele, o cheirosas torradas na manteiga que alguém pediu na mesa próxima.

“Os chineses aproveitam e comem junto deliciosas guloseimas”.

Variadas delícias impossíveis de resistir.

Têm casas de café de todos os tipos, eles mesclam as decorações com a dos quatro cantos do país, assim como da Índia, da Tailândia ou do Vietnam. Modernos ou instalados em casas antigas para a preservação dos prédios.  

Os espaços em sua maioria tem Wireless, normalmente acompanhados de estantes com livros e revistas, que ao contrário de outros países que conheço, não estão à venda, são para o prazer de ler ou pesquisar, talvez até para passar o tempo.

Os STARBUCKS COFFEE estão por toda a parte, preferidos por muitos estrangeiros que vivem ou visitam a China, os jovens já preferem esses das fotos, com privacidade para estudar, namorar ou fumar.

Dos mais simples aos mais requintados ou temáticos, particularmente gostei de todos. Se você for para a China não deixe de procura-los, normalmente estão nas partes antigas das grandes cidades.

O silêncio é notável, as pessoas conversam em um tom de voz agradável e de forma a não perturbar quem está ao lado ou em outra sala. Os preços não são baratos, mas também não é caro, se levar seu telefone, smatphone, tablet ou laptop vale a pena, você põem todos seus e-mails, pesquisa ou seu facebook em dia.

Como sempre, nas minhas histórias de viagens, não posso deixar de mostrar uma curiosidade com a qual me deparei no café de um Hotel em Xiamen. Acreditem um Buda enorme no balcão de self servisse, mas pasmem, era de pura manteiga. Ninguém viu, mas eu apertei com o dedo para ver se realmente era só de manteiga, bem no cantinho debaixo do braço uma depressão… É minha.

No dia das fotos estivemos num horário de pouco movimento, pois era a única forma de fotografar, é proibido fotografar os clientes. Achei a ideia ótima, ninguém quer abrir mão de sua privacidade em um lugar tão agradável.

Sobre as casas de chá terei que fazer uma matéria extra, mas só para deixar vocês com água na boca, vai uma foto de um moço chamando a clientela servindo o chá de forma artística em frente a uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *