Uma vez na Holanda!

UMA VEZ NA HOLANDA!

Considero alguns países Europeus aconchegantes apenas pela forma de viver do povo, a Holanda, um deles, tem cores, linhas, reflexos inesquecíveis e Van Gogh. Andei pelas cidades como se estivesse em casa. 

Numa de minhas visitas, acompanhada por uma amiga, fizemos um passeio turístico por cidades nos arredores de Amsterdam. Entre as saídas e entradas em museus e lojas de suvenir, chegamos a cidade de Den Haag. 

O dia estava muito frio e a neve começara a cair quando o ônibus de turismo parou em frente ao “Panorama Mesdag”. 

Já na recepção os casacos grossos e pesados foram deixados e pendurados atenciosamente por uma recepcionista. O ar estava agradável, nem quente ou frio, bastava a roupa que vestíamos. As aquarelas logo me encantaram, representavam imagens do mar.

Pouco depois fomos convidados a subir uma pequena escadaria circular que nos levou ao andar superior e a uma surpresa. Deparamo-nos com um cenário fantástico. Estávamos em uma cabana a beira do mar com sol, areia branca, troncos, redes, ruído das ondas, cheiro de mar e som de gaivotas. Uma senhora, um pouco tonta com tamanha beleza perguntou: Mas agora a pouco estava nevando ou estou sonhando?

Nem um nem outro, mas todos que fazem essa visita no rigoroso inverno europeu devem ficar pasmos como ficamos. A vista é fantástica e mostra a antiga vila de pescadores “Scheveningen” em 1881, pintada numa parede com 120 metros de circunferência, com a altura de 14 metros, perfazendo 1680 metros quadrados no seu total.

A vista panorâmica, que se leva alguns momentos para absorver, foi idealizada e realizada pelo pintor Hendrik Willwm Mesdag, auxiliado por sua esposa e mais alguns colegas.

Eles criaram uma ilusão ótica comparável aos do cinema atual em três ou quatro dimensões, mas sem tecnologia, só com cálculos minuciosos de perspectiva, pintura, areia, cerca, aroma, ruído e a cabana.

É uma prova concreta de que a criatividade nunca teve limites. Pesquisei no Google e as fotos aqui mostradas são retiradas dessa pesquisa, pois na época esqueci de tirar fotos com minha velha máquina de tanta emoção. Hoje já foram feitas novas restaurações e os visitantes podem conhecer toda a estrutura do complexo.

Pelos depoimentos que li, a emoção e a sensação inevitável de não se saber nos primeiros momentos onde se está, continua a mesma. Se você for a Holanda lembre de visitar este lugar, é fantástico. E se quiser ver um pouco mais vá ao Yotube ou acesse:

E viaje antecipadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *