Banheiros na Ásia

BANHEIROS NA ÁSIA

A primeira vez que visitei a Ásia muitas coisas me surpreenderam, uma em especial foi quando precisei atender as minhas necessidades fisiológicas e procurei por um banheiro público.

Não tenho no meu computador aquelas “fotinhos” da Mariana Kalil, da Zero Hora, para mostrar a expressão da minha cara ao me deparar, num aeroporto com um banheiro como esses das fotos abaixo, mas foi um susto. 

Já vão lá uns vinte anos. Depois das olimpíadas em Pequim e de muitos vasos sanitários expostos em vitrines, para o povo chinês adaptar-se a nova realidade, já encontramos os nossos conhecidos designs em locais públicos e em muitas casas de chineses na China. Hotéis e casas para estrangeiros já estavam equipados ao modo  do ocidente. Hoje você já encontra para comprar os moderníssimos modelos das fotos abaixo, computadorizados, com lavagem e secagem automática. Imagina agora uma figurinha daquelas que falei e grite Hóóó! Até a tampa levanta quando você se aproxima, já devem ter modelos iguais no Brasil, mas não para o meu bolso.

Vi algo parecido quando visitei Bratislava na Eslováquia, há uns quinze anos mais ou menos. Entrei no banheiro do restaurante de um luxuoso hotel e me deparei com uma brincadeira de criança. Apertar o botão com o pé para dar descarga do vaso sanitário só para ver a troca de plástico descartável sobre a tampa do mesmo. “Gente!” Era uma “novíssima novidade” para meus parcos conhecimentos nesse assunto. Hoje já posso dizer que sou uma “expert”, mas isso antes que uma nova revolução no setor me impressione novamente. 

Visitar aquelas bandas oito vezes pode nos dar experiência, eu aconselho que para qualquer destino asiático você leve sempre lenços de papel na bolsa, se for mulher. Se for homem e precisar livrar-se de um número dois resta, pedir a lanchonete do Mcdonalds alguns guardanapos. 

Sim meus amigos! Estou falando do banheiro do Mcdonald’s cuja foto, na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong no sul da China, é esta abaixo. Vai lá outro hóóó! 

E, não me perguntem como as mulheres se secam principalmente na Indonésia enroladas em todos aqueles panos lindos de seda coloridos, já ouvi falar que na Índia é muito pior, mas este destino ainda está na minha lista de viagens a fazer.

Imaginei que falar sobre esse assunto não seria lá muito atrativo, mas eu não estaria sendo fiel aos leitores de minhas crônicas de viagens se deixasse passar esse “rico” detalhe, até para ajudar os viajantes que forem a Ásia qualquer dia. 

A Ásia é maravilhosa, nunca deixe uma oportunidade de viajar para lá passar, não perca se ganhar, poupe para poder comprar. Você pode se surpreender com a vida normal das pessoas de outras culturas, assustar-se com algumas práticas, não gostar de algumas comidas, mas retorna com bagagens de conhecimento que não são ministradas em nenhuma sala de aula, não posso esquecer… Sempre tem o Google!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *