A MURALHA
Escrever sobre a China é muito gratificante, estou me acostumando às regras do governo, a criatividade do povo e principalmente ao toque milenar que existe em tudo que se toca e se faz quando se está na China.
Na primeira vez que visitei a China o que mais me impressionou, além da conservação dos seus valores culturais, foram as pinturas e esculturas. A facilidade do manuseio das mãos desde os pequenos entalhes até as maiores esculturas, passando pelos elementos decorativos da arquitetura e decoração.
Peço que entendam se dividir em partes tudo o que tenho para contar sobre este país que abriga minha filha e netos de uma forma carinhosa e ao mesmo tempo severa.Já falei sobre Xian, de sua ópera e do seu exército de terracota, hoje falo da GRANDE MURALHA. Essa que pode ser vista do espaço, a que é um marco na história dos chineses podendo ser visitada em algumas partes.
Um lugar incrível poderia até dizer indescritível. Posso tentar repassar o que senti pisando no chão cuja história se contradiz dependendo de quem a conta. A mais usada, para os turistas, é a de que foi construída para a defesa do país, mas também se fala que para o imperador era conveniente ter um lugar para enviar os desordeiros para trabalhar ao invés de mandá-los para uma prisão, seria uma opção que poderia ser transportada para o nosso tempo com prisões abarrotadas.&