BIOGRAFIA

Verena Rogowski Becker

Nasci em quatro de novembro de mil novecentos e quarenta e nove em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul – Brasil. Resido atualmente em São Lourenço do Sul/RS/Brasil.

Não se trata de uma apresentação normal, nem poderia ser, pois como escritora e ex-professora de artes sempre viajo da melhor forma que posso.

Me perco e me encontro ao mesmo tempo entre o escrever e o fazer da arte, entre estar no meu canto ou estar viajando pelo mundo.

Morei em muitos lugares e viajei por outros tantos, como Alemanha (com cidadania), Áustria, Bélgica, França, Holanda, Itália, República Tcheca, Eslovênia, Indonésia, China, Tailândia, África do Sul, Vietnam, Estados Unidos, Guatemala, Uruguai e por cidades Históricas Brasileiras.

Formada em Licenciatura Plena de Desenho e Artes Plásticas (UFRGS), com Pós Graduação em História do Rio Grande do Sul/Sociedade, Política e Cultura (FURG).

Meu primeiro troféu na escrita foi aos 12 anos com uma redação sobre a paz pelo Lions Club. Vencedora de vários concursos de contos e poesias, participante de várias coletâneas como “Mulheres e asas: Borboletas em verso” (54ª Feira do Livro de Porto Alegre); “Cidades Indizíveis e Planeta Fantástico – vol. II da Editora Metamorfose (2020); várias Antologias do Centro de Escritores Lourencianos e da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana, onde sou titular da Cadeira nº24.

Publiquei meu primeiro livro solo “Janelas da Criatividade” em 2006; o romance “O Mistério da Lança de Sepé Tiarajú” – Porque essa terra tinha donos – em 2014, com a 2ª edição reformulada em 2023 – Editora Pragmatha/São Paulo; o romance “Amnésia de Sofia” (65ª Feira do Livro de Porto Alegre/ 2019) Editora Metamorfose/Porto Alegre; o romance “Coragem – Substantivo feminino” em 2021, lançado durante a pandemia pela Editora Pragmatha/São Paulo e “O Diário Vermelho” – primeiro romance infanto-juvenil em 2022, pela Editora Pragmatha/São Paulo.

Como Artista Plástica realizei diversas exposições individuais e coletivas; venci o concurso do Monumento ao Curtidor de Estância Velha/RS/Brasil e outros para troféus.

Atualmente crio quadros em acrílico, colagens, capas de livros e gosto de fotografia artística.

Trabalhei como professora de Artes, coordenadora pedagógica e Secretária de Educação, Cultura e Desporto.

Tenho como lema que as melhores coisas da vida são as pessoas que amamos, os lugares que conhecemos e as memórias que guardamos.